top of page

Diferença entre psicoterapia, psicanálise e coaching

leovonyazzi

Finalmente você decidiu fazer terapia mas está em dúvida entre as opções: psicoterapia, psicanálise e coaching… qual é a melhor?


Neste artigo você vai entender a diferença nos propósitos da psicologia, psicanálise e coaching e porque um deles pode ser o mais assertivo para você neste momento da sua vida!


coaching terapêutico

Psicoterapia, psicanálise e coaching: O que é melhor, um psicólogo, psicanalista ou coach?


Quando se trata de fazer terapia, a busca por um terapeuta pode ser grande, afinal em sites como Zenklub, Psicologia Viva e Vittude, o leque de opções é vasto, o que pode incluir até mesmo os terapeutas holísticos e terapeutas integrativos.


Primeiro vamos falar daqueles que tratam sintomas emocionais, traumas e motivação.


Psicólogo: Trata os sintomas presentes


Formado em psicologia, um psicólogo é o mais indicado para tratamentos focados no presente.


Situações de crise com sintomas depressivos, ansiosos e psicóticos são atenuados com o uso da fala do paciente e da escuta do profissional na psicoterapia cognitivo comportamental.


Nessa terapia, o psicólogo fará intervenções pontuais, direcionando o paciente para um novo estado com aconselhamentos e exercícios comportamentais.


Psicanalista: Trata os traumas do passado


A psicanálise é o estudo do inconsciente. Na psicanálise nada é por acaso!


Enquanto o psicólogo se atém ao conteúdo que o paciente diz, o psicanalista identifica troca de palavras e até palavras que soam diferentes da pretensão do paciente como uma amostra fundamental das questões inconscientes presentes em tal transtorno ou sintoma.


A psicanálise busca resolver a origem do problema, e se trata de 99% da fala do paciente e 1% de intervenção.


O psicanalista não interrompe o fluxo de ideias do paciente, pois o fluxo de consciência tende a levar justamente ao que precisa ser tratado.


As pontuações são feitas no final de cada sessão, conforme o profissional identifica o padrão de comportamento que leva o paciente às situações de queixas.


A partir disso, o próprio paciente tomando consciência de seus atos, consegue buscar por si mesmo formas de se desconstruir e ressignificar seu cenário levando em consideração a clareza para tomada de decisões e novos começos.


Coach: Trata a motivação para o futuro


O profissional de aconselhamento moderno acopla as necessidades das novas gerações.


O intuito é traçar metas e objetivos pautados em técnicas que vão deixar o paciente motivado e disciplinado, focando nos resultados que irá gerar com constância, transformando quem antes era o receptor das situações, em agente de mudança do seu próprio caminho.


Outros tipos de terapia


Como dito antes, ainda existem além das três opções as terapias holísticas e integrativas.


Terapia Integrativa


As terapias integrativas veem o paciente como um todo, levando em conta as quatro áreas da saúde:


  • física

  • mental

  • emocional

  • energética


Práticas como fitoterapia, homeopatia, reiki, barras de access, acupuntura, auriculoterapia, massagem tântrica, meditação, yoga, arte terapia e tai chi chuan, são alguns exemplos das práticas integrativas, algumas delas inclusive já foram incorporadas no SUS.


E então? Qual é a terapia certa para você?


E se você ainda não experienciou a terapia físico energética que é a massagem tântrica, está convidado a conhecer o espaço Tantra For Men. Seja bem-vindo!


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • Instagram
bottom of page